projetos

loja-1
loja-2
loja-3

LOJA

Foi um projeto de uma exposição de publicações de artistas com livros, cartazes, postais, revistas, fanzines, cds, dvs, cassete, vinil, adesivos, entre outros impressos e que itinerou, no período de novembro de 2009 a julho de 2010, entre as cidades de Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Ribeirão Preto e Porto Alegre.

O título ‘LOJA’, e a idéia de fazer uma exposição que fosse como uma loja, surgiu da necessidade de poder criar um espaço expositivo com publicações cujo acesso pudesse ser mais direto e mais próximo do visitante. Que as publicações expostas ficassem à disposição para o manuseio, venda e distribuição gratuita.

Participaram desse projeto: Alex Cabral, Aline Dias, Ana Paula Lima, Ana Clara Joly, Ana González, Anna Korteweg, Anna Paula Stolf, Carla Zaccagnini, Claudia Zimmer, Cleverson Salvaro, Diego Raick, Fabio Morais, Giorgia Mesquita, Glaucis de Morais, Glória Ferreira, Helio Fervenza, Joana Corona, Jorge Menna Barreto, Julia Amaral, Juliana Crispe, Laercio Redondo, Maikel da Maia, Maira Dietrich, Márcia Souza, Maria Ivone Santos, Mariana Silva da Silva, Marilá Dardot, Michel Zózimo, Milton Machado, Nara Milioli, Orlando Maneschy, Paulo Bruscky, Priscilla Menezes, Rafael Adorjan, Raquel Stolf, Rosana Rocha, Sergio Basbaum e Traplev.

A logo do projeto LOJA, utilizado para a confecção da placa, do carimbo, utilizado para marcar todas as publicações que circularam pelo projeto, e das etiquetas adesivas, utilizadas nas embalagens, foi criada pela artista e designer Giorgia Mesquita.

loja-4
loja-5

Muitos artistas cederam seus trabalhos para distribuição gratuita, outros enviaram para troca. Tomamos a decisão de distribuir alguns deles através de um sorteio. Todos os visitantes da LOJA podiam deixar seu nome e telefone na urna que ficava junto dos trabalhos: múltiplo de Paulo Bruscky, Vinil de Brígida Baltar, kit com todas as publicações par(ent)esis, entre outros. A venda dos trabalhos era inteiramente dos artistas.

loja-6

Esse projeto só foi possível realizar porque teve a participação dos artistas que enviaram exemplares de suas publicações, muitos deles criaram projetos especificamente para a LOJA. Mas a sua itinerância pelas cidades de Curitiba (Núcleo de Estudos de Fotografia), Florianópolis (Memorial Mayer Filho), São Paulo (Beco da Arte), Ribeirão Preto (ONG FINAC) e Porto Alegre (Pinacoteca do Instituto de Artes) é inteiramente creditada as três artistas: Maíra Dietrich, Rosana Rocha e Ana Clara Joly, na época, estudantes no Departamento de Artes Visuais, do Centro de Artes, na Universidade do Estado de Santa Catarina.

loja-7
loja-8
loja-9